noticias878 Seja bem vindo ao nosso site Portal da Rádio Brasília FM 98,1!

Distrito Federal

DF vai ampliar rede de saúde mental infantojuvenil com novo CAPSi no Recanto das Emas

Publicada em 07/05/2025 às 10:11h |  

Compartilhe nas redes sociais
ANUNCIO

DF vai ampliar rede de saúde mental infantojuvenil com novo CAPSi no Recanto das Emas


 

DF vai ampliar rede de saúde mental infantojuvenil com novo CAPSi no Recanto das Emas

Cerca de 850 mil moradores serão beneficiados com a nova unidade, que prestará atendimentos com foco em crianças e adolescentes em sofrimento psíquico grave

 

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta terça-feira (6), a ordem de serviço para a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) no Recanto das Emas. A assinatura foi durante a cerimônia de entrega do Centro de Referência da Mulher na cidade e marca um avanço na ampliação da rede de cuidados em saúde mental do Distrito Federal.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A nova sede receberá um investimento total de R$ 4.782.391,36, além de R$ 150 mil destinados à contratação da empresa responsável pela execução da obra, conforme definido em portaria conjunta da Secretaria de Saúde (SES-DF) com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). 

“Principalmente após a pandemia, a pauta dos problemas psíquicos tem sido muito trabalhada. Primeiro criamos uma subsecretaria para o atendimento das pessoas com problemas psiquiátricos e agora a gente tem que levar cada vez mais CAPSi para fazer o atendimento de crianças e jovens que sofreram muito depois da pandemia com o afastamento social. Então, é o governo cuidando de toda a população do DF”, afirmou Ibaneis Rocha.  

Especializado no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes — incluindo casos relacionados ao uso problemático de substâncias psicoativas —, o CAPSi visa oferecer suporte terapêutico e promover a reinserção social desses jovens. O objetivo é fortalecer vínculos afetivos e sociais, além de contribuir para a construção de projetos de vida.

“De fato, com a covid-19 houve um enorme crescimento das doenças mentais e nós, hoje, temos de fortalecer essa questão da saúde. Então a construção desse CAPSi vai ser um grande avanço para a população do Distrito Federal”, acrescentou o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante.

A unidade acolhe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com sofrimento psíquico intenso e duradouro, além de jovens com até 16 anos incompletos com histórico de uso abusivo de álcool e outras drogas. O atendimento também se estende às famílias, reconhecendo a importância do apoio familiar no processo terapêutico.

O acesso ao serviço pode ser feito por encaminhamento das redes de saúde, educação, assistência social, sistema sociojurídico, hospitais ou por demanda espontânea. Para o atendimento, é necessário apresentar documento de identidade do responsável, comprovante de residência e o Cartão do SUS.

 

 “A assinatura da ordem de serviço representa mais um avanço nos cuidados com a saúde mental da nossa população, especialmente, de crianças e adolescentes. É preciso cuidar de modo integral dos nossos jovens e é isso o que estamos fazendo neste GDF”, defendeu a vice-governadora Celina Leão.

 

Nova sede e abrangência regional

Atualmente localizado na Quadra 307 do Recanto das Emas, o CAPSi será transferido para uma nova sede no Setor Hospitalar 104/105, Lote 25, também na região. A nova unidade terá capacidade para atender, além do Recanto das Emas, moradores de Samambaia, Gama, Santa Maria, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Núcleo Bandeirante e Candangolândia — totalizando uma população estimada em 848 mil pessoas. O Ministério da Saúde recomenda que cada CAPSi atenda entre 70 mil e 200 mil habitantes, o que reforça a importância da ampliação.

A unidade contará com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, médico clínico geral, entre outros profissionais, atuando de forma integrada e interdisciplinar, com foco no cuidado centrado no usuário.

Entre os serviços oferecidos estão acolhimento inicial, atendimentos individuais e em grupo, intervenções em crises, ações farmacológicas e não farmacológicas, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, apoio às famílias e atividades comunitárias. O CAPSi também promove espaços de participação social — como conferências e assembleias com usuários e familiares —, ações de educação em saúde, educação permanente e articulação com outras redes. A nova estrutura ainda incluirá iniciativas voltadas à reabilitação psicossocial, incentivo à profissionalização e ao acesso à cultura, esporte e lazer, favorecendo a inclusão e o fortalecimento de vínculos comunitários.

 

FONTE: DF vai ampliar rede de saúde mental infantojuvenil com novo CAPSi no Recanto das Emas
Postado por: Brasília FM




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Portal da Rádio Brasília FM 98,1
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 6199660-6942
Copyright (c) 2025 - Portal da Rádio Brasília FM 98,1
Converse conosco pelo Whatsapp!