noticias204 Seja bem vindo ao nosso site Portal da Rádio Brasília FM 98,1!

Distrito Federal

Com relatoria de Eduardo Pedrosa, projeto que reestrutura carreira da saúde avança na CLDF

Publicada em 07/05/2025 às 23:56h |  

Compartilhe nas redes sociais
ANUNCIO

Com relatoria de Eduardo Pedrosa, projeto que reestrutura carreira da saúde avança na CLDF


 Com relatoria de Eduardo Pedrosa, projeto que reestrutura carreira da saúde avança na CLDF

 

 

A valorização dos profissionais da carreira de Gestão e Assistência Pública à Saúde (GPAS) foi destacada como prioridade pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), relator do Projeto de Lei nº 1709/2025 na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O parlamentar foi enfático ao afirmar que os servidores da saúde são o “coração” da proposta aprovada pela comissão nesta semana.

De autoria do Poder Executivo, o PL altera a Lei nº 7.549/2024, que trata das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025, e inclui uma emenda aditiva apresentada durante a relatoria de Pedrosa. A emenda garante a reestruturação da tabela de vencimentos dos servidores da GPAS, categoria fundamental para o funcionamento do sistema público de saúde no DF.

“Os servidores da saúde são a espinha dorsal do atendimento público no DF. Com esta emenda, o PL reconhece seu valor, promovendo ajustes salariais que fortalecem a qualidade do serviço prestado à população”, afirmou o deputado, reforçando o protagonismo da área de saúde na proposta. “A reestruturação do Metrô-DF complementa o projeto, mas a prioridade é a saúde”, completou.

O projeto, encaminhado em regime de urgência pelo Governo do Distrito Federal, também autoriza a criação e transformação de 46 cargos na Companhia do Metropolitano (Metrô-DF), com o objetivo de modernizar a gestão da empresa e melhorar a mobilidade urbana. No entanto, o foco da relatoria de Pedrosa esteve claramente voltado para a saúde pública.

A carreira GPAS reúne profissionais que atuam na linha de frente da rede pública, em funções como regulação, vigilância sanitária, apoio técnico e atendimento direto à população. A reestruturação salarial proposta no PL atende a uma demanda antiga da categoria, que há anos reivindica melhores condições de trabalho e reconhecimento profissional.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do DF (Sindsaúde-DF), Marli Rodrigues, a iniciativa representa uma conquista histórica. “A reestruturação da tabela de vencimentos é uma luta antiga da nossa categoria. Este projeto representa um avanço importante para os servidores da saúde, que dedicam suas vidas ao cuidado da população”, declarou.

O PL 1709/2025 foi considerado admissível pela CEOF, cumprindo todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Orgânica do DF, com a apresentação das estimativas de impacto orçamentário.

Com a aprovação na comissão, o projeto segue agora para votação em plenário, com expectativa de aprovação ampla, dado seu impacto direto em duas áreas fundamentais para o DF: saúde pública e transporte.

FONTE: Com relatoria de Eduardo Pedrosa, projeto que reestrutura carreira da saúde avança na CLDF - Midia Alernativa
Postado por: Brasília FM

 

 




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Portal da Rádio Brasília FM 98,1
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 6199660-6942
Copyright (c) 2025 - Portal da Rádio Brasília FM 98,1
Converse conosco pelo Whatsapp!