Movidas pela fé, milhares de pessoas acompanharam a programação deste sábado (7) da 143ª edição da Festa em Honra e Louvor ao Divino Espírito Santo, em Planaltina. Logo cedo, os fiéis puderam participar dos cafés dos apóstolos e dos foliões de rua. Depois, foi a vez do cortejo e do tradicional encontro das bandeiras, na praça Padre Antônio Marcigáglia, bem como dos almoços das folias. À noite, ainda haverá uma missa, na Igreja Matriz de São Sebastião.
O governador Ibaneis Rocha participou dos almoços e destacou a importância da celebração. “Essa Festa do Divino Espírito Santo tem um significado muito importante para nós todos. A religiosidade de Planaltina é uma coisa fora do comum. Nós temos que manter essa tradição, que é tão importante. E ela é importante porque une as pessoas que moram na cidade e as pessoas que vêm do interior, e Planaltina talvez seja um dos maiores polos de agricultura e pecuária que nós temos no Distrito Federal. Essa festa consegue unir a todos e eu fico feliz quando vejo essa união", ressaltou o chefe do Executivo.
Em outro momento, Ibaneis Rocha enfatizou o apoio dado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) às religiões na capital federal. “Eu sou católico, respeito todas as religiões, a gente tem trabalhado muito próximo a todas as igrejas de Brasília, a todos os templos. Na semana passada, nós tivemos a oportunidade de assinar um convênio com a Catedral de Brasília, o Governo do Distrito Federal assumiu o custeio da Catedral, que é um símbolo da nossa cidade", apontou.
A festa em Planaltina relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. A celebração é a segunda maior da região administrativa, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha, e foi instituída patrimônio cultural imaterial por meio do Decreto nº 34.370/2013. O evento contou com cerca de R$ 1 milhão em aporte do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo.