Com o objetivo de proporcionar mais tranquilidade, segurança e fluidez do trânsito para a população do Distrito Federal no período que antecede as festas de fim de ano, será lançada, nesta terça-feira (4) às 17h, a Operação Integrada de Segurança Pública de Final de Ano. A solenidade de lançamento ocorrerá no Complexo Cultural da República. Nos próximos dois meses haverá o reforço de estratégias de prevenção, monitoramento e proteção da população neste período de intensa movimentação.
A operação reunirá ações da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e forças de segurança e órgãos de trânsito — Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).
O plano operacional integra esforços das forças de segurança, com foco em ações ostensivas, investigação criminal, controle viário e atendimento emergencial. A operação envolve o monitoramento constante das áreas de maior circulação, apoio a eventos e reforço de policiamento em regiões comerciais.
“O lançamento desta operação integrada simboliza o compromisso permanente do Governo do Distrito Federal com a segurança e o bem-estar da população. Este é um período de grande movimentação e aquecimento do comércio. Por isso, reforçamos a integração entre as forças de segurança e os órgãos de trânsito, ampliando nossa presença nas ruas e a capacidade de resposta ainda mais rápida. Segurança pública se faz com planejamento e é isso que estamos buscando: uma atuação coordenada e preventiva”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
A PCDF atuará de forma integrada, com a mobilização de unidades como os Departamentos de Polícia Circunscricional e Especializada, além de equipes do Departamento de Atividades Especiais, como as Divisões de Operações Aéreas e Operações Especiais. "Participaremos da operação com o compromisso de reforçar a segurança da população e reduzir os índices de criminalidade neste período do ano. Nossas equipes estão empenhadas em cumprir mandados de prisão, coibir práticas criminosas e, ao mesmo tempo, se aproximar da comunidade, fortalecendo a confiança nas forças de segurança. É um esforço integrado para garantir um fim de ano mais tranquilo e seguro para todos”, destaca o porta-voz da PCDF e assessor-chefe da Ascom, delegado Lúcio Valente.
